NAS ASAS DE JOÃO VIEIRA!

João Vieira

E à 3ª eliminatória da Taça de Portugal, a União de Leiria segue em frente. Numa partida disputada sobre um calor abrasador e incomum para uma tarde de Outubro, os comandados de Rui Amorim conseguiram bater o Sporting Clube de Espinho de Rui Quinta com um bis de João Vieira.

A partida começou inconstante para os Unionistas, a pressão dos pupilos de Rui Quinta estendia-se até aos centrais, impedindo a turma leiriense de construir jogo como mais gosta, pelo chão e através dos seus médios centros. O Espinho pressionava e chegou a rondar a baliza de Ricardo Neves, mas o guarda-redes leiriense esteve sempre atento e com segurança e a ajuda dos centrais foi libertando a pressão inicial. O União foi crescendo e o seu 1º golo surge num passe longo de Brigues na direita para a desmarcação de João Vieira na zona central, o primeiro remate saiu à figura do guarda-redes Espinhense, na recarga conseguiu finalmente abrir o marcador. Mas o melhor estava guardado para a 2ª parte.

As equipas foram para intervalo com o resultado favorável à União de Leiria. O Sporting Clube Espinho voltou do descanso com vontade de empatar a partida e quem sabe forçar um prolongamento, ganhou cantos, vários livres, mas a ameaça nunca passou daí. Aos 57′ João Vieira é mais uma vez isolado na direita, desta vez por Adriano após muita confusão, deixou a bola bater uma vez e na quina da grande área dispara um míssil indefensável, fazendo a bola subir e descer por cima do guarda-redes adversário, num pontapé digno de prémio Puskas. As bancadas ecoaram com o grande golo do jogador formado em Leiria, e o resultado não mais sofreu alterações. Rui Amorim aproveitou para gerir o esforço e o marcador, nem o vermelho direto a Diego por suposta agressão a um adversário estragou a festa da União de Leiria. A vitória estava consumada e a eliminatória da Taça de Portugal ultrapassada.

União de Leiria 2

Ricardo Neves, Adriano (Diaby), Brigues (C), Tony, Pepo (Diego), João Vieira, Kaká, Ulisses, Leandro (Ernest), Maks e Nailson.

Não Utilizados: Ricardo Campos, Anilton, Hernâni e Afonso.

Treinador: Rui Amorim

Sporting Clube de Espinho 0

Bruno Silva, Gilson Varela, Carlos Manuel (C), Rui Silva, Bruno Gomes, Ministro, Cléber, João Ricardo, Carlitos, Paulinho e Leo Cordeiro. Jogaram ainda Bruno Moraes, Samu e Van Zeller.

Não Utilizados: Léo, José Santos, Luka, Joel.

Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Leiria

Ao intervalo: 1-0

Golos: João Vieira – 33′ e 57′

Disciplina: Amarelo a João Ricardo, Vermelho a Diego.