Instalações

Estádio Dr. Magalhães Pessoa

Inauguração: 19-11-2003
Capacidade: 23888 pessoas
Local da Bilheteira: Porta 6
Relvado: 105 x68

Localizado em Leiria, o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa sofreu, a propósito da realização do Euro 2004, obras de remodelação que, na prática, representaram a construção de um novo estádio.

O estádio original tinha sido construído na década de 60 por iniciativa do então Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Manuel Magalhães Pessoa. Foi o primeiro passo para a constituição, nesta zona da cidade, de um parque desportivo. Em reconhecimento do seu contributo para o desporto no Concelho, o município de Leiria atribuiu, já no início dos anos 70, o seu nome ao estádio que fez nascer.

Após a inauguração (19-11-2003), o primeiro jogo oficial realizou-se a 11 de Janeiro de 2004, quando a União Desportiva de Leiria recebeu o SLBenfica em jogo da Liga.

Academia de Futebol Juvenil

A Academia  de futebol juvenil da União Desportiva de Leiria fica situada a norte da cidade de Leiria, em Santa Eufémia, mais propriamente na União de freguesias de Boavista e Santa Eufémia pertencente ao concelho de Leiria.

Inaugurada oficialmente, com as atuais valências  a 06-06-2010, o primeiro encontro ai disputado no relvado sintético de ultima geração de que dispõe, foi a 17-11-2007, numa partida a contar para o nacional de 1ª divisão de juniores entre U.D. Leiria e F.C. Barreirense.

A Academia movimenta anualmente mais de três centenas de atletas dos 5 aos 18 anos de idade, que têm a oportunidade de nela crescer e evoluir dentro das componentes físicas e técnicas, otimizando-se as suas capacidades futebolísticas, mas sempre dando prioridade à vertente humanas.

Tendo como fim e objectivo preparar atletas para o futebol sénior, alguns dos jovens formados na infraestrutura unionista transferiram-se já para grandes emblemas do futebol português e internacional.

A melhoria das infraestruturas foi acompanhada pela dos resultados ao nível do futebol juvenil nacional, que incluem invariavelmente várias presenças em fases finais de campeonatos iniciados, juvenis e juniores, com classificações quase sempre dentro do “top ten” nacional e mesmo no podium, como sucedeu recentemente em 2012/13, com os Iniciados Sub/15 a concluírem o campeonato nacional da categoria na terceira posição final.

O reconhecimento chega além-fronteiras com várias dos nossas equipas a serem convidadas a participar em torneios e eventos internacionais, com excelentes resultados, em países como Espanha, Itália, França, San Marino e Dinamarca.

Sede

Localizada no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria (junto à Porta 2), a sede da União Desportiva de Leiria é o local primordial de recepção dos associados do clube, onde funciona o departamento administrativo, onde reúne habitualmente a Direcção e onde é possível observar os principais troféus e outras recordações da história do clube.

No mesmo espaço funciona actualmente também a secção de bilhar.